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jan. 29, 2021

Inbound Marketing para médicos: 6 razões para aplicar na sua clínica

Inbound Marketing para médicos: 6 razões para aplicar na sua clínica
Você já ouviu falar de inbound marketing para médicos? Antes de falar da sua necessidade, dos benefícios e de como aplicá-lo, é importante abordar sua definição. Vamos lá!

Inbound marketing, ou marketing de atração, é uma das estratégias do marketing digital voltada para atração, conversão e fidelização de clientes - no caso das clínicas médicas, de pacientes.

O inbound é baseado na produção de conteúdo direcionado, expondo a necessidade do diálogo com quem precisa dos serviços oferecidos pelo seu negócio.

Mas, como isso pode ser útil para uma clínica de saúde?

A seguir, acompanhe neste artigo a relevância do inbound marketing para as clínicas médicas, as principais estratégias para aplicá-lo nesse negócio e suas vantagens. Confira!

Por que o inbound marketing médico é importante para uma clínica?

A importância desta vertente do marketing se dá pelo fato de trazer, entre outras vantagens, os benefícios abaixo. Anote-as em sua moleskine capa mole para não se esquecer:


  • Aproximação com o público dependente desse serviço;
  • Definição do público ideal para sua especialidade;
  • Maior índice de captação do público-alvo;
  • Maior visibilidade à sua clínica;
  • Fidelização de clientes/pacientes;
  • Maior credibilidade à sua clínica.


Agora que você já entendeu a importância do
inbound marketing para médicos, você deve estar se perguntando: como aplicá-lo, de fato, às atividades em torno da imagem da clínica, não é mesmo? 


Sendo assim, não fique curioso. Confira as 4 principais estratégias do chamado marketing de atração, que permitirão a sua clínica alcançar as vantagens citadas acima:


1. Definição de objetivos

Antes de aplicar o inbound marketing médico, é necessário refletir quais são seus objetivos com ele e quais são as necessidades da clínica, bem como o que precisa ser melhorado nela.


Claro que existem necessidades mais facilmente detectáveis, como o conserto de máquinas quebradas ou problemas com a impressora, por exemplo.


Só que, neste caso, é só você colocar um simples “
manutenção impressora laser" na ferramenta de busca, contatar a empresa e estará resolvido.


Aqui, estamos falando de necessidades mais profundas, como adquirir uma melhor reputação à clínica, aumentar o número de atendimentos, melhorar a satisfação daqueles que já são seus pacientes ou fidelizá-los de uma vez.


Então, até agora você já identificou o que precisa ser melhorado na clínica e estabeleceu seu objetivo com o marketing de atração.

2. Defina um público específico

Vamos imaginar que você quer aumentar o número de atendimento de sua clínica, por exemplo. Para isso, você deve descobrir qual é o tipo de paciente ideal para seu negócio, afinal, sua estratégia precisa ter um destinatário certo para ser eficaz.


Isso só pode acontecer conhecendo os gostos desse público-alvo. Aqui, as informações que a recepção anota na
agenda personalizada logo da clínica, assim como os dados do prontuário podem ser úteis também.


Outra dica é saber identificar qual é o ponto forte da sua clínica e apostar nele com todas as forças. 


Então, supondo que esse ponto forte seja a disponibilidade de profissionais renomados no âmbito da cardiologia e neurologia, você deve se dedicar a investir em um público-alvo que esteja procurando por um cardiologista ou neurologista.


Mais do que identificar as qualidades de sua empresa, você também deve procurar saber o que o público geral do tipo de serviço que você fornece está buscando também. 


Às vezes, você pode encontrar muitas reclamações na internet sobre a falta de higiene nas clínicas médicas, e perceber que a sua possui um
carrinho de limpeza hospitalar completo e, então, obter vantagem sobre isso.

3. Adaptação e otimização do site

Após identificar seu paciente ideal, você deve encontrar uma maneira de levar ao seu conhecimento que sua clínica fornece exatamente aquilo que ele está buscando.


Para isso, a sua clínica com ótimos profissionais pode utilizar palavras-chave, para otimizar o site a partir de sua URL. Veja um exemplo:


Partindo do princípio que você tenha criado uma página em seu site para falar desses médicos, você deve utilizar palavras-chave específicas para compor o link desta página, como “consulta com x especialista em x localidade”. 


Com isso, você certamente atingirá os primeiros lugares nos resultados das pesquisas nas ferramentas de busca local, acarretando em maior divulgação de seu site e atraindo o tipo de cliente que você deseja. Essa é uma das estratégias de SEO.


Mas, como o intuito maior de sua clínica não é nem só atrair novos clientes, mas aumentar o número de atendimentos, isso acaba incluindo aqueles que já estão em sua lista de pacientes.


Uma dica para captá-los ainda mais, é adaptar o site ao jeito deles, no que diz respeito a sua linguagem, ao
design acessível a todos os meios, como computador ou smartphone, além do uso de boas ilustrações.

4. Produzir bons conteúdos

Até aqui, você já conseguiu começar o processo de chamar atenção do público geral da área da saúde e identificar, de acordo com as necessidades da clínica, qual é o seu público ideal.


Além de também ter dado início às atividades de trazer esse público específico para mais perto e tornar o público atual mais próximo ainda, através das técnicas de otimização.


Chegou a hora de conhecer mais algumas outras táticas que vão aprofundar seu relacionamento com esse público:


Blog

Uma ótima forma de conquistar novos pacientes e também se consagrar com aqueles que você já tem, é utilizar blogs para a criação de conteúdo.


Através de palavras-chave e
tags H1, H2, H3, que são uma hierarquia de subtítulos, você pode fornecer conteúdos educativos riquíssimos sobre todo o universo da saúde.


Com isso, você manterá seu público educado quanto ao assunto e poderá, ainda, informá-los sobre serviços que eles nem imaginavam que sua clínica fornecia. Esa simples ação é capaz de trazer fidelização.


Vídeos

Manter suas plataformas de comunicação, como site, e-mail marketing, blog e redes sociais atualizadas com vídeos é também uma alternativa interessante.


A aparição de um médico ou um funcionário do negócio fornecendo informações relevantes, traz muita credibilidade à clínica.


Uma boa opção para pôr isso em prática é gravar as atividades dos médicos em alguma
sala para palestra, por exemplo, e divulgá-la. É muito comum médicos, fisioterapeutas, dentistas, entre outros, fazerem esse tipo de apresentação.


E-books

Grande parte do conhecimento adquirido pelos profissionais da saúde que atuam em sua clínica pode ser compartilhado com o público alvo da área de saúde em forma de e-books.


Essa é uma outra opção de manter seu público sempre informado, educado e com o mínimo de dúvidas possível. Você pode disponibilizar esse e-book para todos aqueles que entrarem no site da clínica, por exemplo, bastando apenas fornecer o endereço de e-mail.


Inclusive, você pode levá-lo para
impressão digital a3 e deixar alguns exemplares na própria clínica.

5. Investimento nas redes sociais

Hoje em dia, é raro encontrar alguém que não use redes sociais. A grande maioria das pessoas usam pelo menos uma. Logo, existe meio melhor que esse para propagar algo rapidamente? Difícil.


O uso correto delas, com publicações diárias, bem elaboradas, através de postagens de imagens ou textos, e até mesmo de pequenos vídeos, é capaz de trazer maior credibilidade à sua clínica.


Isso porque as redes sociais possibilitam uma interação empresa-cliente muito ágil e explícita a todos. Além de ser o meio mais moderno de se indicar algo, o que traz mais visibilidade.


Os posts, no geral, devem servir para reforçar o domínio da clínica sobre os serviços prestados. Você pode até produzir fotos e publicações quase tão agradáveis quanto a de uma página do Instagram pertencente a uma loja de
jardinagem e paisagismo.

Posso contar com o auxílio de agências de marketing médico?

Certamente, uma agência de marketing médico pode auxiliar sua clínica a colocar as estratégias acima em ação para que se atinja o aumento no número de atendimentos, ou qualquer outro objetivo estabelecido.


Veja a seguir os benefícios que essa contratação pode trazer para sua clínica:


Assistência especializada

A contratação de uma agência de marketing especializada em marketing médico garante uma consultoria especializada sobre as necessidades da sua clínica.


Os profissionais dessa área vão trabalhar para poder trazer a melhor solução para os objetivos estabelecidos.


Estratégias mais precisas

Uma equipe de marketing médico saberá identificar as reais necessidades de sua clínica, estabelecer os objetivos para supri-las e adequá-los às diferentes estratégias que vão trazer resultados positivos.


Crescimento da renda

Uma agência de marketing médico vai, possivelmente, tirar a necessidade do gasto com mídias pagas, aluguel de espaço comercial para uma equipe de marketing, entre outros.


O que diminui as despesas da clínica e ainda aumenta o lucro, pois trata-se de uma equipe especializada cuidando das questões.


Além disso, essa contratação é mais barata do que se você precisasse montar uma equipe interna. Mas, você deve incluir junto ao valor cobrado pela agência ajuda 


Maiores chances de resultados positivos

A equipe de marketing trabalhará em cima de ações de mensuração. Ou seja, periodicamente, serão produzidos e apresentados relatórios, contendo os indicadores do seu projeto: necessidades, eficácia, lucro, o que está dando certo, o que não está, etc.



Considerações finais

Hoje em dia, quase tudo pode ser feito através do mundo virtual. Sendo assim, é imprescindível que um negócio passe a atuar também de forma online, de modo a conseguir divulgar seus serviços/produtos e captar clientes mais rapidamente.


O
inbound marketing para médicos é uma estratégia que serve para auxiliar bem as clínicas a conseguirem se estabelecerem também no meio digital. Por isso, não deixe de aplicar essas técnicas à sua clínica para sair na frente da concorrência.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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