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Este Ebook Interativo é pago, mas ele está disponível para você por tempo limitado. Um presente de natal do Grupo KOP para todos os profissionais da área da saúde. Esperamos que você aproveite o máximo do nosso conteúdo e interatividade. Obrigado por tudo, doutores!

Boa leitura, 
doutor(a)!

Acesso liberado por tempo limitado. Aproveite o máximo do nosso Ebook interativo e descubra como fazemos para lotar agendas médicas com estratégias simples de marketing médico. 
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Acesso liberado ao Ebook Interativo de marketing médico e saúde 

Acesso liberado aos vídeos educativos e demonstrativos. 

Acesso liberado aos vídeos interativos de Marketing Médico

Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias?

Um estudo realizado pelo Grupo KOP para pequenos e médios consultórios médicos e clínicas da área da saúde. Os profissionais engajados neste ebook interativo operam todos os dias no marketing digital médico em pequenas, médias e grandes campanhas de Google e redes sociais. 

01 
Cenário e introdução

Nada precisa ser tão difícil nem tão custoso como parece e te vendem por aí, mas é preciso entender os processos que levam o paciente a chegar até o seu consultório. 

02 
Correção imediata

Corrija o que provavelmente está errado imediatamente antes de fazer qualquer investimento de tempo ou dinheiro. Com alguns cliques você consegue identificar problemas básicos. 

03 
Identifique as pesquisas

Saiba exatamente como e quantas pesquisas existem da sua especialidade. O Google simplesmente te informa sobre isso e te mostra todo cenário e oportunidade que você tem para trabalhar. 

04 
Prévia de resultados

Você sabia que é possível ter uma prévia de resultados com os anúncios do Google? Descubra dentro da sua especialidade quanto você tem que investir para quanto você tem de resultados práticos. 

05 
Site que converte

De nada adianta você ter um site que não te traz resultados. Aprenda todas as técnicas de como desenvolver um site que converte audiência em pacientes. 

06 
Comunicação Google

Se você não avisar o Google que seu site está pronto para ser rastreado, você nunca ocupará os primeiros lugares. Isso é feito de uma forma simples, mas que poucos fazem e por causa disso estão fora do Google. 

07 
SEO Médico

Como colocar um site médico na primeira página do Google? Descubra o passo a passo para ganhar as primeiras páginas de pesquisas e receber audiência e pacientes. 

08 
BLOG Médico

Você sabia que o Google oferece muito mais oportunidades de audiência para quem trabalha o Blog médico, e que você fazendo o trabalho certo tem muito mais chances de estar nas primeiras páginas? Confira. 

09 
Backlinks Médicos

Para chegar as primeiras páginas do Google você precisa atuar com um RP Digital, que é receber indicações do seu site por outros sites, blogs, notícias, redes sociais. 

10 
Agendamento online

Vale a pena apostar no em plataformas de agendamento online? Veja o estudo que mostra como os pacientes preferem agendar em uma clínica médica e quais meios apostar para isso. 

11 
Foco marketing médico

Quando você vai fazer uma campanha de marketing médico sempre surge a dúvida: investir no Google ou nas redes sociais? Veja como a sua especialidade pode focar em uma ou outra e ser um sucesso.  

12 
Google X Insta/face ADS

Veja quais as diferenças de atuação em um marketing digital para médicos de Google Ads para Facebook ADS. Como atuar em cada plataforma e qual traz resultado mais rápido. 

13 
Google Ads

Veja como fazer um anúncio de Google Ads para o seu consultório ou para uma clínica médica. Passo a passo com vídeo interativo sobre os primeiros passos de uma campanha médica de Google Adwords.

14 
Entendendo o Google

Entenda como funciona por dentro a plataforma do Google e as possibilidades de resultados rápidos fazendo os anúncios certos. 

15 
Primeiro anúncio Google

Veja como fazer o seu primeiro anúncio do Google com um passo a passo e um vídeo demonstrativo para você iniciar. 

16 
Vendas x pesquisas

Entenda a diferença de palavras-chave que vendem a e as que comem orçamentos em campanhas diretas. Não cometa o maior erro de diversas clínicas e consultórios de todo o Brasil. 

17 
Correspondência Google

Veja como otimizar sua campanha médica de Google ADS utilizando as correspondência de frases. Não perca dinheiro à toa com ações amplas que comem seu orçamento médico. 

18 
Grupo de anúncios

Veja como fazer os anúncios certos para as pesquisas certas de cada grupo de anúncio. Aprenda a dividir as etapas e as pesquisas médicas para aumentar as chances de cliques para o site. 

19 
Palavras-chave negativas

Não cometa um dos maiores erros de campanhas de marketing médico ao não negativar palavras de pesquisas no Google. Otimize suas campanha e leve ao seu site apenas quem realmente interessa a você. 

20 
Segmentação Google

Você sabia que dá para segmentar as suas campanhas do Google com o público que você quiser, com a renda ou faixa etária que você quiser. Aprenda o passo a passo de fazer esta segmentação na sua campanha. 

21 
Redes sociais

Como de fato funcionam as redes sociais para clínicas e consultórios médicos? Aprenda como publicar e se posicionar para conseguir audiência e pacientes com seu conhecimento técnico. 

22 
Presença digital social

Em quais redes o médico ou a clinica deve estar e em quais deve ser frequente nos seus conteúdos? Entenda as importâncias de cada rede sociais e em qual a sua especialidade deve focar.  

23 
Insta/face orgânico 

Como conseguir audiência sem precisar de anúncios? Como engajar o seu público nas redes sociais? Veja o passo a passo de como conseguir resultados orgânicos nas redes sociais. 

24 
Gerenciador de anúncios

Você ainda faz anúncios simplesmente no botão de impulsionar? Veja as oportunidades que você deixar para traz ao não fazer anúncios do jeito certo pelo gerenciador de anúncios. 

25 
Construção de públicos

Aprenda o passo a passo de como construir seus públicos dentro do gerenciador de anúncios. Encontre o público ideal para cada uma das suas especialidades. 

26 
Objetivos de campanhas

Descubra quais são os objetivos certos de redes sociais para uma campanha de marketing digital para consultórios. Não perca dinheiro utilizando a estratégia de tráfego errada. 

27 
Anúncios 360°

Faça os seus anúncios rodar em todas as redes sociais com apenas alguns cliques. Aprenda a fazer sprints dos seus anúncios descobrindo onde o seu público está. 

28 
Pixels

Desvende os segredos e todas as possibilidades que um pixel oferece para trazer resultados com orçamentos menores. Faça o pixel trabalhar para você. 

29 
Conclusão

Veja a conclusão do nosso trabalho de operação e pesquisas para as campanhas de marketing médico. Comece a atuar e conquistar pacientes rápidos enquanto há oportunidade clara para isso. 

30 
Presente

Separamos um presente especial para você começar a atuar no marketing médico para o seu consultório. Uma chance única para aumentar os seus pacientes rápido. 

Página 1 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 01:
Cenário e introdução

Você está perdido com a quantidade de informação que recebe todos os dias sobre marketing digital para médicos e profissionais da saúde, não é mesmo? Você não aguenta mais as pessoas falarem que você tem que gerar conteúdo no Instagram, investir no Google, criar canal no YouTube, mas ninguém te fala porque e como fazer isso, não é? Ninguém te fala por onde começar, nem o que você deve priorizar? 

Sabe como sabemos disso? Você não está sozinho. Praticamente todos os médicos que procuram o Grupo KOP não sabem o que fazer e nem por onde começar, além de estarem cansados de investir, investir, investir e não ter resultados concretos.

Se você não entender como funciona o processo para que os pacientes cheguem ao seu consultório, você vai passar 2021, 2022, 2023 com os mesmos problemas de falta ou queda de pacientes, e não adianta contratar agência ou profissionais de marketing sem saber o que você quer realmente deles. 

O Grupo KOP tem um trabalho que vai além da operação de marketing digital, que é o trabalho de conscientização do médico nas ações digitais. Nada precisa ser tão difícil e nem tão custoso se você entender como funciona este processo e trabalhar em conjunto com a sua agência ou profissionais de marketing que você venha a contratar.

Criamos este guia para que isso seja um primeiro passo para você: o de conscientização e de entender que você precisa fazer as coisas por partes e não tudo de uma vez. Quem faz tudo não faz nada, portanto, não caia em papo de quem quer te vender tudo de uma vez. 

Página 2 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

FASE 02: 
Correção imediata

O Grupo KOP é uma agência certificada Google e, muitas vezes, chega a dar dó do tamanho dos investimentos que os médicos fazem em sites que sequer estão indexados nos mecanismos de buscas. 

Com alguns cliques a KOP identifica se o seu site atual está no Google, em qual posição ele está de cada palavra-chave e se ele tem alguma penalização que influencia no resultado. Tudo isso com ferramentas do próprio Google, do qual apresentamos o relatório que faz 99% dos médicos caírem da cadeira.

“Sabe quando você vai estar em primeiro lugar do Google com esse site? Nunca!” Esta é a frase que mais citamos aos doutores e doutoras.

Bom, antes de chegarmos nesse ponto de colocar o site na primeira página do Google (uma garantia da KOP), primeiro você precisa entender de uma vez: 

Não adianta você investir em publicidade se você não tiver uma página de destino (site) qualificada: com estrutura boa, navegabilidade, comunicação, encantamento, distribuição de links de contato, velocidade, etc. 

Se alguém te falou que você deve investir nas redes sociais e não precisa de uma página de destino, você está sendo enganado. Não se vende nada pelas redes sociais, todas as ações precisam ter um destino. 

Se alguém te falou que você não precisa de uma página de destino porque você pode colocar o telefone direto nos anúncios do Google, você está sendo enganado. Nenhum paciente (qualificado) vai fazer uma pesquisa e te ligar direto do Google (aliás, nesta ação é onde mais se perde dinheiro quando anuncia no Google, mas falamos disso mais pra frente). 

Basicamente, quando falamos de Google, o processo é esse: 
Intenção = Pesquisa do paciente 
Atenção = Seu anúncio ou site na primeira página 
Retenção = Navegação do paciente pelo site (de forma rápida, então não adianta comunicação técnica). 
Contato = Paciente viu o site e clicou no botão de contato ou agendamento (WhatsApp converte 93% mais que ligação). 

Conseguiu entender que você precisa de uma página de destino qualificada? Então entenda que se a página de destino for passiva não adianta absolutamente nada. 

Página 3 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 03: 
 Identifique as pesquisas 

Você sabe hoje quantas pessoas pesquisam sobre o seu serviço? Ou, melhor ainda: quantas pessoas pesquisam sobre o seu serviço na sua cidade? Ou até melhor, melhor, melhor, melhor ainda: você sabe como as pessoas pesquisam sobre o seu serviço?

Pode ser que você ainda não saiba, mas com alguns cliques no próprio Google Ads você é capaz de identificar quantas pessoas pesquisam sobre o seu serviço, onde elas estão e como exatamente elas procuram sobre o seu serviço. 

Exemplo: vamos supor que você é um otorrinolaringologista em SP. Você, simplesmente, coloca os seus serviços dentro da palavra-chave do Google Ads e, pronto, ele te dá exatamente quantas pesquisas existem, onde e como as pessoas procuram. 

Se você contratou alguém que não fez essa avaliação e identificação para fazer o seu site,  você, provavelmente, vai gastar dinheiro e não vai conseguir reparar o erro que, para o Google, é extremamente difícil de corrigir. 

Página 4 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

FASE 04: 
Prévia de resultados

Agora que sei o número de pesquisas dos meus serviços, e se eu quiser um retorno rápido e trazer essas pessoas para o meu site com anúncios. Quanto eu tenho que investir e quanto eu terei de retorno? 

O Google te dá essa resposta de uma maneira simples e fácil. Quando você fizer as pesquisas, selecione as palavras-chave e clique em adicionar ao plano. Quando adicionado, clique em visão geral do plano e pronto. Ele vai te dar uma média de quanto o seu mercado investe atualmente e quanto tem de retorno em média. 
Como o Google faz uma avaliação média dos resultados, significa que ele pega todos os sites que investem no seu mercado e quanto convertem, sejam os sites bons ou ruins. Se você faz um bom trabalho na sua página de destino sua conversão tem grandes chances de ser muito maior. 

Então, dê o primeiro passo da forma correta e você vai ter resultados expressivos não só com os anúncios, mas também na parte orgânica das pesquisas do Google.


Página 5 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

FASE 05: 
Site que converte

A maioria dos médicos não dá a devida atenção ao que é mais importante para converter audiência em pacientes. Uma empresa de TI, um sobrinho ou um amigo que faz sites jamais vão entender como funciona o processo de comunicação que faz você lotar o seu consultório, porque isso exige uma técnica de comunicação e marketing eficiente no ponto mais importante do seu negócio. Ou seja, de que adianta você levar as pessoas para um site e elas não entrarem em contato com você ou não realizar o agendamento online? 


Um site não é como você, doutor(a), quer. Não é sobre o médico, não é sobre o que você conhece nem o que você vende, mas sim sobre o que os pacientes entendem e desejam. 


Antes de te apresentar como necessariamente tem que ser a estrutura de uma página de destino para converter visitantes em pacientes, você precisa entender sobre navegabilidade e desapegar de algumas coisas que os médicos costumam ter. 



1 - Quanto tempo o paciente passa em um site médico? 

Segundo o próprio Google, as pessoas passam, em média, 27 segundos navegando num site institucional. Quando falamos da área médica, esse tempo cai para 23 segundos, tempo suficiente para saber se o Doutor(a) vai resolver o meu problema, quem ele é e clicar no botão de agendamento (seja WhatsApp, ligação ou agendamento online). 


11 93425 0444 segundos para ter uma comunicação associativa e não técnica

Médicos estão acostumados com artigos e estudos minuciosos e querem colocar todo o conhecimento que possuem em uma página home de destino. Desapegue! Isso só afasta o público que não entende nada sobre aquilo, que quer resolver um problema, e você tem 23 segundos para informá-lo o que você faz. Não é uma comunicação técnica que vai trazer o paciente para o seu consultório, e sim uma comunicação associativa, ou seja, ele precisa bater o olho e saber o que você faz, quem você é e qual o contato que deve fazer. Simples assim! 


3 - Então, onde exponho todo o meu conhecimento médico? 

Nas formas de atração para a sua página de destino, seja redes sociais, BLOG do site, canal no YouTube, etc. Aliás, o Blog de um site tem que ser ativo e, aí sim, levar muito conhecimento técnico, pois o Google pode identificar aquela página como a melhor resposta para quem pesquisa sobre determinado problema. Claro, usando técnica de SEO nos títulos e primeiro parágrafo. 


4 - Troque o que você é pelo que o paciente quer 

Muitas vezes os médicos esquecem que o objetivo do site é conquistar pacientes. O posicionamento e a mensagem inicial não são sobre o que você é nem o que você faz, é sobre o que o paciente quer. 


Exemplo:

Você vai ficar bem - Médico Otorrinolaringologista 

Seu filho vai ficar bem - Médica Pediatra 

Tenha de volta sua autoestima - Cirurgião plástico 

Volte a ter momentos de prazer - Urologista 


Percebeu? O paciente está com um problema e quer primeiro aliviar a dor, depois saber quem você é e o que faz. 


5 - As imagens que afastam o público

Vocês, médicos, estão acostumados com imagens chocantes, mas os pacientes não. Imagens de dor, de sofrimento, só afastam o público. Você precisa trazer para sua comunicação visual imagens de um problema resolvido, de alívio. 


Resumindo: Você tem 23 segundos para reter o paciente que está no seu site e essa é a estrutura que você precisa para isso: 


Sentimento do paciente >

Especialidade Médica >

Quem é o médico >

O que faz o médico >

Como o médico atende >

Como agendar com o médico.     

Página 6 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

FASE 06: 
Comunicação Google

O ideal é selecionar até 50 palavras-chave sobre o seu serviço e dividi-las em: 
10 palavras-chave prioritárias = foco nos títulos e introduções 
40 palavras-chave secundárias = distribuí-las pelos textos sequentes. 

Deu para perceber que seu site precisa ter, necessariamente, bastante texto, mas não da forma técnica como a maioria dos médicos trabalha? Ao invés disso, os textos precisam ser escritos de forma associativa, para trazer as pessoas que pesquisam no Google para o seu site.  

Não pode ser um site passivo, tem que ser um site ativo. Alimentar o site é dizer para o Google: olha, estou aqui trabalhando para você, lembre de mim quando alguém perguntar. 

Página 7 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 07: 
SEO Médico

Você construiu o seu site de acordo com o processo de comunicação acima. Você cadastrou todas as palavras-chave de pesquisas relacionadas ao seu serviço médico. Você está pronto para receber a audiência e converter visitantes em pacientes no seu consultório. Mas, para isso, ainda tem uma etapa estrutural a cumprir.  

Antes disso, lembra que falei que a frase que mais falo é: Sabe quando você vai estar em primeiro lugar do Google com este site? Nunca! 

Pois bem! Se você construiu seu site em plataformas de construção de sites como wix, Uol ou relacionados, a chance de você conquistar a primeira página do Google é extremamente pequena. Se você construiu seu site na própria plataforma WordPress, a chance de você conquistar resultados também é pequena, já que as políticas de ranqueamento do Google mudaram em 2020. 

Essas plataformas oferecem muitas quebras de códigos, muitas variações e plugins que penalizam atualmente o seu ranqueamento no Google. O ideal é que um site seja desenvolvido em HTML ou PHP puro, sem terceirização e com um ótimo servidor. Não vou entrar nesse mérito porque vai fugir muito daquilo que vocês médicos conhecem e nem precisam entrar, já que sei que você vai construir seu site com a KOP e vai ter a performance necessária e servidor amazon, a melhor do mundo atualmente. 

Bom, voltando a etapa a ser concluída do seu site, tendo em vista que ele está pronto e precisa receber uma audiência orgânica e sem custo independentemente dos anúncios que você precisa fazer posteriormente. 


Etapa: informando o Google sobre o seu site 
O maior erro, por preguiça ou desconhecimento de quem faz o seu site, é não informar o Google que o seu site está pronto para ser indexado. Como disse anteriormente, às vezes da dó quando um médico chega na KOP e vejo um site até bonito que o Google não reconhece. E isso é feito de uma forma tão simples! 

Primeiro, precisamos cadastrar o site no Google Search Console. Depois, o Google envia um código TXT para ser cadastrado no lugar de Registro do Site (Registro.BR, Godaddy, etc). Ao cadastrar, em alguns dias o GoogleBot faz o rastreamento, analisa seu site e começa a ranquea-lo de acordo com as políticas do Google, que vai melhorando o posicionamento do seu site conforme os resultados de cliques, tempo de permanência, SEO do site, backlinks, etc. O Google quer sites qualificados nas primeiras páginas. Lembre-se sempre disso. 

Resumindo: se você não informar o Google que o seu site está pronto e qualificado, ele vai demorar muito tempo para descobri-lo, e isso se descobri-lo algum dia. 


Página 8 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

FASE 08: 
BLOG Médico

Bom! Você construiu o seu site de forma estruturada e informou ao Google que ele está pronto. Agora você pode acompanhar o desempenho do seu site por meio do Google Search Console, que te dá a posição do seu site de cada palavra-chave. Não tenha pressa com esse trabalho e nem se assuste com as posições iniciais do seu site, pois esse é um trabalho a médio prazo. Se você fez um bom trabalho, em seis meses você está nas primeiras posições e tem um resultado permanente sem custos de anúncios.

Mas lembra que falei que um site médico não pode ser simplesmente passivo? Existem milhares de buscas todos os dias sobre serviços médicos e você precisa estar lá para ajudar os pacientes com informação e, para isso, existe o BLOG do seu site.

No BLOG é onde você expõe o seu conhecimento técnico, mas com uma pitada de comunicação SEO no título, subtítulo e primeiro parágrafo.

Sabe quando você faz uma pergunta para o Google e aparecem diversas respostas e perguntas relacionadas? Então, você precisa estar lá! Você tem que responder estas perguntas, e para chegar às primeiras posições não é tão difícil quanto parece, mas requer disciplina.

Toda vez que você for escrever um artigo, para que o Google identifique e distribua seu conteúdo, o título necessariamente tem que ser igual (ou semelhante) aqueles que perguntam. Necessariamente, também, o subtítulo tem que ser uma repetição e o primeiro parágrafo diversas repetições de perguntas relacionadas. Assim, você tem muitas chances de estar nas primeiras páginas.  

E não só os artigos técnicos que precisam estar no seu BLOG, mas sim os estratégicos para performar na primeira página do Google para o público que está com intenção no seu produto diretamente. Por exemplo, se você estiver em SP e for um cirurgião plástico, crie um post para o BLOG assim: Cirurgião Plástico em SP. No post, diz que é nova unidade, conte sobre a estrutura, atendimento e tudo mais. 

Entenda: o BLOG do seu site tem muito mais chances de entrar na primeira página do Google que o seu próprio site, desde que você utilize a técnica certa e seja frequente. Conforme a audiência chega e o tempo de permanência no site aumenta, o Google entende que o seu site tem um conteúdo interessante e começa a ranqueá-lo melhor. 

Página 9 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 09: 
Backlinks Médicos

Bom! Para concluir esta etapa você precisa entender um pouco sobre os backlinks, que são links em outros sites que direcionam para o seu site. O Google entende isso como uma indicação, ou seja, se é indicado é bom então vou ranqueá-lo melhor. É importante você trocar conteúdos com outros médicos e até outros profissionais ou empresas. Você entra no BLOG dele e ele entra no seu, mesmo que sejam de mercados ou especialidades diferentes.
Mas isso não deve ser feito em demasia e nem de forma irresponsável. Se os backlinks não tiverem um conteúdo de qualidade, o Google penaliza o seu site e o joga para posições inferiores. Se isso acontecer, você tem muita dificuldade para retomar a confiança do Google. 

Entenda que por melhor que seja a sua comunicação e técnica de SEO para médicos, sem backlinks é quase impossível entrar nas primeiras páginas do Google.

Página 10 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

FASE 10: 
Agendamento online

Como você faz o agendamento do seu consultório? Por whatsapp, ligação, email, plataforma online? Bom, todas as formas estão corretas, umas agendam mais e outras menos dependendo do público-alvo. 

O que vocês, doutores e doutoras, precisam entender é que existem diversos tipos de comportamentos digitais das pessoas que visitam o seu site. Quanto mais possibilidades você dá a elas mais chances de agendamento seja lá qual for. Entretanto, você precisa ter um foco. Quero que liguem, quero que agendem por whatsaap, quero agendamento online. No seu site é preciso um botão de foco, que vai andar por todo o seu site. Se a pessoa chegar ao final do seu site, ela agenda como preferir.

Exemplo: 
Agendamento por whatsapp: converte mais de 93% do que as outras mídias, porém, alguns mercado médicos têm mais dificuldades com este tipo de agendamento. Por exemplo: urologistas.

Agendamento por ligação: agendar por ligação é um dos mais difíceis e, apesar de você precisar dele por ainda ser o caminho para muitos pacientes, é importante não dar um foco a esse tipo de agendamento. Por que? A pessoa pode entrar no seu site do trabalho, do metrô, do ônibus, e ela não vai conseguir ligar para você. Ela precisa de contatos rápidos para agendar. 

Agendamento por email: muitos médicos desprezam os agendamentos por email, mas é importante oferecer essa possibilidade. Muitos pacientes aproveitam momentos ociosos ou de distração no horário de trabalho para realizar agendamentos, e o email ainda é um caminho para isso, apesar de atingir apenas este tipo de comportamento. Tenha, mas não dê foco a isso. 

Agendamento online: também é um dos melhor caminhos para facilitar os pacientes a realizar um agendamento. É simples, fácil e rápido. A grande diferença entre o agendamento por whatsapp e o agendamento online é que no whatsapp existe um comprometimento maior do paciente e menos furos. No agendamento online, como ele não fala com ninguém, é uma tendência de não se comprometer com aquele horário e muitos médicos deixam de atender num momento importante. 

Se você realiza o agendamento e o pagamento online você elimina esse problema, porém você também perde muitas possibilidades. É uma oportunidade que não pode ser descartada, mas faça com que a pessoa se comprometa respondendo um email, whatsapp. Tenha algum contato com quem agendou.  


Alerta importante antes da próxima fase

Muitas agências e profissionais de marketing vão te falar sobre as Landing Pages externas de cada serviço que você oferece para o seu consultório. Ao menos que você seja uma clínica gigante ou um hospital, não caia nesta. Os pequenos e médios consultórios não precisam de nada disso, e sim de uma página de destino interessante que converta audiência em pacientes. E ponto. 

Página 11 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 11: 
Foco Marketing Médico

Vale mais a pena investir em Google Ads ou nas Redes Sociais (Instagram Ads/ Facebook Ads)? Você está cansado de ouvir diversas respostas sobre isso, que um é melhor por causa disso, outro é melhor por causa daquilo. Bom, vou te contar um segredinho que fica só entre nós, tá bom? As agências ou profissionais de marketing vão sempre te direcionar para aquilo que elas conhecem, já que o marketing digital é um mundo novo e amplo, e cada um é especialista em uma coisa principalmente quando está começando. 

Para te ajudar a escolher o melhor caminho, vou mudar a pergunta para você: seu produto é de intenção ou de atenção? Se você conseguir responder essa pergunta vai saber o que fazer, o que escolher e depender apenas de você para tomar decisões. 

Obviamente o ideal é investir nos dois, mas nem sempre há orçamento para investir em tudo principalmente os pequenos e médios consultórios. Lembrando também que um investimento não elimina o outro, claro, se você tem orçamento para isso, pois aqui estamos falando de prioridade. Entre os cenários, vou ajudar você a encontrar a melhor resposta. 

Serviços médicos de intenção = Google 
São focados na dor extrema do paciente, ou seja, quando a pessoa tem a intenção de resolver um problema grave ou que se agrave. Os serviços médicos de intenção são para casos normalmente urgentes, emergentes ou de correção. 

Algumas especialidades que mais possuem serviços de intenção e devem priorizar investir no Google no orçamento de anúncios: Neurocirurgião, Cirurgião de cabeça e pescoço, Gastroenterologia, Otorrinolaringologista, Urologia, Ortopedista, Cardiologista, Oftalmologista, entre outros. 


Serviços médicos de atenção = Redes Sociais 
São focados, principalmente, em desejos extremos ou cuidados extremos. Os serviços médicos de atenção são para casos normalmente populares, autoestima, cuidados, entre outros. 

Algumas especialidades que mais possuem serviços de atenção e devem priorizar investir nas Redes Sociais no orçamento de anúncios: Pediatras, Cirurgião Plástico, Dermatologista, Psiquiatra, Psicólogos, Otorrinolaringologista, Ortopedista, Cardiologista, Medicina esportiva, entre outros. 

Observação importante dos serviços de intenção ou atenção: 
Quando falamos de serviços médicos de intenção ou atenção não falamos necessariamente de uma regra, mas um processo de tendência comportamental. Há vários médicos com serviços de intenção que estão voando nas redes sociais, mas para você, que está começando e que precisa faturar para tomar novas ações, o melhor é seguir essa tendência comportamental do público-alvo. 

Página 12 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

FASE 12: 
Google ADS x Insta/Face ADS

Agora que você entendeu a diferença entre serviços de intenção ou atenção,vamos para a parte técnica da operação, mas antes uma observação importante sobre a diferença de investir nas redes sociais ou no Google:

Google: 
Na rede de pesquisas do Google nós atraímos para o nosso site aqueles que têm intenção de algo e precisa chegar a algum lugar, ou seja, já existe a pré disposição para realizar um agendamento, compra, etc. Entretanto, os valores investidos por clique normalmente tem um custo mais alto que das redes sociais. 

Uma das grandes vantagens do Google, apesar de mais caro, é a operação simplificada dos anúncios de rede de pesquisa. Diferente das redes sociais, você precisa gerar poucas campanhas e otimiza-las até ela chegar a um ponto de ficar contínua, necessitando do mínimo de alteração possível. 

Redes Sociais: 
Nas redes sociais nós precisamos despertar a atenção das pessoas em uma plataforma que ela não está lá para isso, ela não está lá para nos ver, e sim para socializar com os amigos, aproximar-se de famosos, memes, risadas e etc. Precisamos entender que as pessoas não estão lá para comprar, mas se no meio de tudo isso ela se interessar, ela pode ir ao seu site ou mesmo se conectar com você e acompanhar seu trabalho, que leva a confiança, que leva ao desejo, que leva à compra, ao agendamento. 

Uma das grandes vantagens das redes sociais é que se você acertar o criativo do anúncio e o tráfego, você pode ter custos muito baixos para fazer uma pessoa visualizar sua página. Outra é que a pessoa por mais que não queira seu serviço naquele momento, pode se conectar com você.  

Já a maior dificuldade dos anúncios de redes sociais é que elas tem um limite, ou seja, conforme o tempo aquele criativo se esgota e não tem mais o mesmo desempenho. Portanto, é preciso ser criativo a todo momento, gerar campanhas a todo momento, conteúdos receptivos. Trata-se de uma operação muito mais complexa que o Google Ads e isso explica porque quando você contrata uma agência ou um profissional de marketing, os valores de Social Media é muito mais alto que uma operação de Google Ads ou SEO, por exemplo. 

Página 13 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 13: 
Google Adwords.

Antes de entrar na fase do Google Adwords para médicos e área da saúde, é bom lembrar que este ebook é destinado para os pequenos e médios consultórios. O Google Adwords é um mundo de possibilidade enorme para conquistar pacientes com marketing, remarketing, display, vídeos no Youtube, estratégia de retenção, segmentação do público-alvo, etc. Como estamos falando de pequenos e médios consultórios que precisam começar um trabalho de marketing digital, que precisam fazer o básico antes de avançar, vamos focar na estratégia de Google da rede de pesquisa que é mais conhecida por todos vocês. 

Antes também de entrar na parte técnica do Google Adwords é preciso informar que o título deste ebook está relacionado à estratégia de Google Adwords para médicos, que é o caminho mais curto para lotar uma agenda médica de um jeito fácil e rápido. Ter um bom site preparado para receber a audiência e ter anúncios otimizados de Google Adwords direcionando para o seu site é uma receita infalível. Sinceramente, eu nunca vi um médico não ter resultados nesta estratégia.

Página 14 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 14: 
Entendendo o Google

Existem diversos erros clássicos de anúncios médicos no Google Adwords. Nós já conseguimos reduzir o valor do investimento de diversas clínicas médicas em mais de 47% simplesmente fazendo as otimizações certas de palavras-chave negativas, segmentação e divisão de grupo de anúncios de cada especialidade. 
 
Um dos maiores erros dos médicos com anúncios do Google Adwords é não levar a mensagem correta para determinada pesquisa. A maioria das agências, profissionais ou mesmo os médicos que opera no Google Adwords simplesmente fazem um anúncio sobre o consultório para diversas palavras-chave. Está errado! Se você faz isso está perdendo um dinheirão em anúncios desnecessários.

Para levar a mensagem correta para quem pesquisa, é preciso fazer uma divisão em grupo institucional e de especialidade.  


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Institucional Otorrinolaringologista em SP Médico otorrinolaringologista em SP - Dr. Fulano de Tal - Otima localização
Otorrino em SP
Otorrinolaringologista perto de mim
Otorrino na zona sul
Garganta Otorrino de garganta Tratamento e cirurgia para garganta - Dr. Fulano de Tal - Otima localização
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Cirurgia de amídalas
Ouvido médico para ouvido Tratamento e cirurgia para ouvido - Dr. Fulano de Tal - Otima localização
médico especialista em ouvido
tratamento contra surdez
Nariz Correção de desvio de septo Tratamento e cirurgia para nariz - Dr. Fulano de Tal - Otima localização
Cirurgia obstrução nasal
tratamento de obstrução nasal

Percebeu? Alguém que faz uma pesquisa sobre amígdalas, por exemplo, não pode receber um anúncio sobre obstrução nasal. Ou mesmo alguém que faz uma pesquisa sobre amígdalas, não necessariamente sabe que esse tratamento é feito por um Otorrinolaringologista. 



Pode até parecer um pouco óbvio, mas infelizmente esse erro clássico é cometido por 90% dos médicos que chegam até a KOP e dizem não estar tendo resultados com outras agências ou profissionais. É o erro que resulta em gastos desnecessários com anúncios do Google Adwords. 


Página 15 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 15 : 
Primeiro anúncio Google 

Antes de você começar um anúncio de Google Adwords e utilizar os benefícios e ferramentas da plataforma, você precisa fazer uma lição de casa acima e divida em grupos os seus serviços se colocando no lugar do paciente, como eles pesquisam. 

Feito isso, vá até o pesquisador de palavras-chave do Google e descubra as palavras-chave relacionadas à primeira palavra-chave, como você pode ver no vídeo de demonstração abaixo. Faça isso com cada grupo de palavras-chave, institucional e especialidade.


Página 16 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 16: 
Vendas x Pesquisa.

Como disse anteriormente, se você for um hospital ou uma grande clínica com orçamentos grandes para fazer anúncios no Google Adwords, não se preocupe com a divisão de palavra-chave. Para pequenos e médios consultórios é fundamental que atente-se e foque nas palavras-chave de venda. 

Entenda e faça dentro da sua campanha a divisão de palavras-chave: 
Palavras-chave de venda: 
Exemplo: preço de cirurgia de pedra na vesícula.  

Palavras-chave de pesquisas: 
cirurgia de pedra na vesícula é perigoso. 

Se você tem pouco orçamento não se dê ao luxo de apostar em palavras-chave de pesquisas que atingem o público-alvo não num momento de decisão nem de urgência, e sim em uma etapa anterior de pesquisa.   

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Fase 17: 
Correspondência Google

A sua campanha pode parecer pronta neste momento, mas não é bem assim. Primeiro entenda que o Google vai buscar não só a pesquisa exata das palavras-chave para trazer pessoas ao seu site, mas também pesquisas relacionadas a elas. Há uma forma de otimizar isso e deixar apenas as pesquisas bem próximas da realidade de cada palavra-chave, como você vê na imagem ao lado. 

O Google faz uma divisão entre 
- Correspondência de palavra-chave ampla:  
Ou seja, qualquer pesquisa relacionada leva a pessoa ao seu site. Na correspondência ampla você tem muita audiência, mas pouca qualificação. Dificilmente uma campanha médica No Google Adwords aposta em correspondências amplas.  
- Correspondência de palavra-chave de frase: 
Ou seja, qualquer pesquisa relacionada à frase, uma inversão de palavras, um aumento nas palavras da pesquisa. Correspondência de frase é o que mais se usa nos anúncios de Google Adwords para médicos. 
- Correspondência de palavra-chave exata: 
Ou seja, para que uma pesquisa veja o seu anúncio e chegue ao seu site, a pessoa precisará digitar exatamente como está a palavra-chave. Em muitos casos e estratégias ela é usada, mas quase nunca é o foco da campanha. 




Página 18 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 18: 
Grupo de anúncios

Grupo de anúncios 
O grupo de anúncios está bem explicado na primeira parte do Google Adwords, que é a divisão institucional e de especialidades. Ao configurar cada conjunto de anúncios você pode dividir o orçamento da sua campanha, deixando mais para uma do que para outra dependendo do desempenho. Só com essa configuração e essa divisão será possível fazer o anúncio certo para a pesquisa certa como já falamos por aqui. 

Os anúncios: 
Parece bem claro até aqui que você tem que ter um anúncio para cada grupo de anúncios, institucional ou de especialidade. Porém é importante ressaltar que cada um dos grupos de anúncios precisam rodar com três ou quatro anúncios. Isso porque o Google é inteligente o suficiente para distribuir os anúncios que mais estão dando certo para cada tipo de pesquisa e palavra-chave. 

Importante também ressaltar sobre a comunicação destes anúncios. Isso segue a mesma lógica da comunicação do seu site: não é sobre o que você é e sim sobre o que o clientes precisa. Foque nas dores ou desejos nas primeiras frases e só depois coloque o nome do doutor ou doutora ou do consultório. 

Página 19 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 19: 
Palavras chaves-negativas 

Julgo essa etapa como a mais importante de todas para a operação dos anúncios de Google Adwords. Mas o que significa palavras-chave negativas? Significa que toda a vez que você negativa uma palavra você proíbe quem faz pesquisa com aquelas palavras-chave de entrar no seu site. 

Se alguém procura por emprego e faz uma pesquisa relacionada ao seu site, ela não encontra o seu anúncio e você não gasta dinheiro com ela. Simples assim. A seguir um exemplo de palavras-chave negativas. 

E como saber que palavras-negativas usar para a minha campanha? 
Para quem vai colocar a campanha no ar pela primeira vez é por pura associação, por puro achismo. Conforme os dias vão passando você entra em termos de pesquisas de cada palavra-chave que teve clique e negativa as palavras que nada tem a ver com a sua campanha. 

Essa operação é fundamental para obter os resultados certos. É a otimização de campanha, que poucas agências e profissionais realizam por pura falta de disciplina. 

Como funciona esta operação? 
Para quem vai startar uma campanha pela primeira vez, todos os dias é preciso entrar na campanha, analisar os dados dos termos de pesquisas e eliminar palavras-chave. Se você faz isso por quinze dias, você passa a ter uma campanha quase perfeita com conversões cada vez mais altas. 
Nós já realizamos essa operação com diversas clínicas que saíram de conversões de 2%, 3% para quase 29%. Isso é disciplina que traz resultados. Por isso conseguimos garantir resultados de Google Adwords para qualquer clínica médica atualmente. 

Os primeiros quinze dias necessitam de análises e ações diárias. Após esse periodo de anúncios na rede de pesquisa do Google, você pode realizar essa análise semanlmente sem problemas, pois o que se perde em cliques e anúncios de quem não é do público-alvo é extremamente baixo. 

Essa operação que faz o seu consultório lotar a agenda muito rápido. 

Página 20 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 20: 
Segmentação Google 

Você pode estar se perguntando o seguinte: mas qualquer um pode fazer essa pesquisa e entrar no meu site, mas o meu público-alvo é classe A e B. Bom, apesar de muitas e muitas vezes essa operação não ser utilizada por limitar demais o público para consultórios regionais, ela pode ser feita pela segmentação de público-alvo. Você pode segmentar por renda, profissão, sexo, idade, planejamento, entre tantas outras coisas. 

Para as campanhas de algumas especialidade ela é extremamente importante. Por exemplo: se você é pediatra, pode segmentar por mães de bebês, de crianças pequenas, de adolescentes, etc, etc. etc. 

É uma estratégia valiosa para algumas áreas médicas e às vezes limitadoras para outras. Tudo depende da sua especialidade, da quantidade de pesquisas, da sua região, entre outras coisas.   

Observação importante: 
Não importa a campanha de Google Adwords que você vai fazer para o seu consultório, sempre faça a previsão de resultados e utilize as ferramentas de pesquisa de palavra-chave. Ela é extremamente importante para qualquer ação de anúncios e também de SEO.   

Página 21 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

FASE 21: 
Redes Sociais

O que você vê do marketing de redes sociais de médicos muitas e muitas vezes não corresponde à realidade. Nós já vimos diversas vezes um médico procurar a KOP com mais de 70 mil seguidores e que o resultado prático era extremamente baixo. Outras vezes, médicos com 2 mil seguidores com resultados altos e que precisavam só de um empurrãozinho para voar.

A grande verdade é que a percepção de quem não opera no marketing médico das redes sociais é muito diferente. Muitos médicos ainda acreditam que para conquistar pacientes é preciso ter muitos seguidores, e essa é apenas uma das estratégias de marketing das redes sociais - aliás, a menos utilizada para conquistar pacientes. 

Para que você entenda de uma vez sobre isso, vamos dividir o marketing médico de redes sociais em dois jogos: orgânico e patrocinado. Mas antes vale lembrar que existem as especialidades e serviços de intenção e atenção já citadas neste ebook, portanto, se você tem pouca verba de anúncios, foque naquilo que seu serviço mais tem chances de resultados rápidos. 

Outra coisa importante também de ressaltar é que quando falamos das redes sociais precisamos entender que as pessoas estão lá para se relacionar e não para comprar nada. Não tente vender pelas redes sociais, mas se você oferecer uma informação ou conteúdo importante o agente receptor pode ir até o seu site e fazer um agendamento.  

Redes sociais orgânicas: 
Quando falamos de conteúdos orgânicos o Mark Zuckerberg, dono do instagram e do Facebook, já torce o nariz. A última coisa que as plataformas de redes sociais querem é conteúdo orgânico, pois o modelo de negócio delas é justamente potencializar a comunicação.

Entretanto, o conteúdo orgânico em uma estratégia de redes sociais é necessário. É com ele que você vai conseguir reter e se conectar com o seu público oferecendo conteúdos em frequência, se relacionando todos os dias (sim, todos os dias). 

Entretanto, muita gente acha que precisa ser genial em todos os conteúdos diários, e na verdade não é bem assim. É necessário você oferecer a sua audiência diversidade, como dicas, informações, memes, frases, fotos, posicionamentos, entre outros. É preciso entender que as pessoas nas redes sociais enxergam perfis, e o seu perfil não pode ter só conteúdos que tentam vender mesmo que indiretamente, o espelhamento do público-alvo é necessário. 

Uma outra coisa de ressaltar no conteúdo orgânico é algo que estamos cansados de explicar para médicos dentro da agência - alguns entendem, outros não. Existem dois públicos para você ter êxito nas redes sociais: os que te levantam e os que compram. 

Como assim? Normalmente, principalmente para quem tem ticket médio alto, não entende que as pessoas mais engajadas nas redes sociais não são compradores. São especuladores, participativos, querem tirar uma casquinha, uma vantagem de ter algo gratuito. Natural! A grande questão é que você pode levar isso ao seu favor para chegar até os compradores, que são uma parcela pequena que são mais espectadores de conteúdos do que qualquer outra ação. Assistem muito e tomam uma decisão direta, ou seja, vão a uma página de destino para fazer um agendamento. 

Página 22 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 22: 
Presença digital social

Apesar de muitas e muitas vezes ser um trabalho de formiguinha se você não faz anúncios, a frequência é algo indispensável para crescer seu perfil e seus conteúdos. Entretanto, algumas técnicas fazem os algoritmos te ajudar a aumentar sua audiência. Vale lembrar que quando falamos em técnicas, falamos de ações legais dentro das plataformas. Não utilize ferramentas de automação nem nada que burle as políticas e regras do Facebook/Instagram.  

Lives: 
O instagram está cada vez mais dando prioridade para perfis que possuem frequências de lives. No contexto de distribuição de conteúdo, não importa se a sua live tem ou não muitos espectadores e participantes. A grande questão é que quando você faz lives constantes, o algoritmo instagram entende que o seu perfil está contribuindo para a plataforma, e começa a distribuir melhor os seus conteúdos. 

Interações com os stories:
Poucos médicos sabem, mas as interações nos stories é o que mais faz um conteúdo orgânico crescer. Isso porque a interatividade com stickers, perguntas, cliques, mostram que a sua audiência é participativa, e os algoritmos da plataforma farão você voar com as postagens seguintes. Se você quer uma dica, aposte nas interações nos stories o máximo de vezes possível. 

Faça perguntas: 
Toda vez que você fizer um post para timeline, principalmente conteúdos técnicos, faça perguntas para a sua audiência. Pergunte se alguém já passou por aquela situação, o que acham sobre o assunto. Faça a sua audiência participar. 

Diversifique os posts:
Como falado anteriormente, diversifique os posts. Nada de feed organizadinho, faça parecer posts naturais que não querem vender nada. Sempre traga pessoalidade e naturalidade para os seus posts diversos. 

Imagens limpas: 
Nada de estudos inteiramente técnicos que ninguém entende. Você não vende para médicos, não são eles que vão agendar com você. Também evite fotos que causam repulsa, que afastam o público-alvo. 
 
Se posicione: 
Toda vez que tiver um assunto de momento, de uma forma ou de outra, se posicione. Mostre a sua opinião sobre aquilo, principalmente quando for da sua área. Concorde, discorde, mas esteja lá naqueles momentos. Não se importe com os haters, mas, claro, avalie de qual lado está o seu público-alvo para encontrar a melhor comunicação para aquele assunto.  

Interagir com o seu público: 
Nunca deixe um seguidor sem resposta, um direct sem responder. Quanto mais ações dentro do seu perfil e interação com outros perfis, qualquer plataforma de redes sociais vai te amar e o algoritmo dela vai te ajudar a ganhar cada vez mais audiência.  

Siga, mas não abuse: 
Não tem nada de errado e você seguir o seu público-alvo no Instagram para receber audiência, porém isso deve ser utilizada de maneira cautelosa. Não abuse desta técnica que o próprio Instagram vai entender que você está burlando as regras e políticas da plataforma, e quando ela te bloqueia você demora muito para recuperar distribuição orgânica. Nunca utilize plataformas de automação para crescer suas redes sociais. Você não precisa disso Doutor, com poucas ações e orçamentos baixos você consegue resultados muito mais impactantes e um público muito mais selecionado (como verá mais para frente). 

Página 23 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 23: 
Insta/Face orgânico

Para falar sobre em quais redes sociais o Doutor(a) deve estar presente, volto a lembrar que o Ebook é destinado para pequenos e médios consultórios, que precisam de foco nas suas ações de marketing por muitas vezes ter orçamentos limitados e tempo escasso. Jamais compare as suas ações de marketing para pequeno consultório com o marketing de grandes empresas, clínicas, startups e hospitais que possuem grandes orçamentos e uma equipe de marketing ou agência por trás das ações. 

Quanto a estar presente nas redes sociais, você deve estar em todas para obter o máximo de backlinks que ajudam seu site a crescer no Google (isso, inscreva-se em todas que puder ou conhecer), mas deve focar só em algumas que trazem resultados. 

Todas as nossas operações de marketing médico nas redes sociais para pequenos e médicos consultórios, resumem-se a três plataformas essenciais que encontram facilmente o público-alvo no orgânico, nas pesquisas e com anúncios. 

YouTube:
Ter um canal no Youtube é um grande trunfo para qualquer médico conquistar pacientes. As pesquisas de saúde no Youtube são das mais pesquisadas e você precisa estar lá para responder e destinar aquele espectador para a sua página de destino. Existem duas formas de conseguir pacientes pelo YouTube: 

SEO Vídeos Médicos: 
Conquistar as primeiras páginas de pesquisas no Youtube segue a mesma estratégia do SEO do seu site ou do seu BLOG. O título, a descrição e as palavras-chaves são fundamentais para estar na primeira página. Outra vantagem é, que diferente dos sites, um vídeo com SEO bem feito pode entrar na primeira página ao ser publicado (sem esperar dias, como nos sites). Para mercados poucos concorridos ou estratégias de marketing médico regional é muito mais rápido e fácil. 


Google Ads Vídeos: 
Você pode potencializar os seus vídeos dentro do Google Ads pagando centavos por visualização e potencializando o poder de distribuição dos seus vídeos. Melhor ainda, você consegue buscar dentro do Youtube as pessoas que estão pesquisando sobre determinado assunto, usando a mesma lógica das palavras-chave das redes de pesquisa. 

Você também consegue segmentar para o público-alvo da maneira que você quiser, renda, estado civil, localização, cidade, o que planeja, o que faz, e tantas outras coisas incríveis. Além disso, você também pode escolher em qual canal do Youtube você quer que apareça o seu vídeo (já imaginou colocar seu anúncio em um canal de hospital? É certeiro). 

Instagram: 
O Instagram é a principal rede social para médicos ou mesmo qualquer outro negócio. É o ponto de atenção das pessoas e, portanto, fundamental ter um bom trabalho de conteúdos no Instagram tanto para a parte orgânica como também para patrocinada (como vocês vão ver mais a frente). No perfil, coloque uma boa foto, uma boa descrição, o link para o seu site.   

Facebook: 
Pouca gente sabe e aposta, mas o Facebook hoje para os médicos é a plataforma que mais traz retorno de agendamentos em campanhas digitais. Isso porque todo mundo enxerga o Facebook ainda com os algoritmos e comportamentos antigos, isso é explicito na forma como as páginas tiveram os resultados derrubados pela plataforma. Mas a verdade é que as pessoas estão em diversas áreas do Facebook, como Grupos, Watch, artigos, marketplace, entre outros. 

Quando você faz um anúncio dentro do gerenciador do Facebook, os algoritmos se movem para buscar o público-alvo onde ele estiver, inclusive no Instagram , no WhatsApp, messenger, etc. o Facebook é fundamental e necessário para os seus anúncios e oferece alguns potenciais de estratégias orgânicas também.   

Outras redes sociais: 
Você também pode apostar em redes sociais como Linkedin, Pinterest, TikTok, Twitter, porém, se você não se tornar de repente a referência nestas plataformas e o orçamento for curto, aposte no ponto de atenção e potencialização como YouTube, Instagram e Facebook. 

Página 24 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 24: 
Gerenciador de anúncios

Sabe quando você publica um conteúdo para o seu Instagram ou Facebook e aparece aquele botão de impulsionar? Nunca se aproxime dele se você quer ter resultados de verdade, que levam o paciente ao seu site e depois ao seu consultório. 

A maioria das vezes o Instagram/Facebook te induz a impulsionar, falando que aquele post está com desempenho melhor que outros posts. Tudo balela. Aquilo na verdade é um saco sem fundo, é para quem quer perder dinheiro. 

Todos os anúncios devem ser feitos dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook, onde você pode fazer as segmentações certas, objetivos de campanhas, otimização de campanhas, fazer o anúncio rodar por todas as plataformas, instalação de pixels, etc. etc. etc. 

O Gerenciador de anúncios é um mundo à parte, mas é um mundo de oportunidades incríveis e necessárias para campanhas médicas. Ele pode parecer complexo para quem não está acostumado, mas nada que algumas operações não façam você se encantar ao ver os resultados que estas ações trazem.  

O Marketing Digital para redes sociais de médicos não é tão simples nem tão complicado. Para ter resultados vai muito mais de comportamento de quem dirige as ações, pois é um jogo de persistência e consistência. É comum e praxe você colocar uma campanha e ela não ter resultado, por isso uma campanha só não basta. São várias campanhas para se validar uma. Entretanto, se você souber analisar os dados, após 3 ou 4 meses de operação passa a ficar apenas com as campanhas que deram certo. Aí é só anunciar para ter pacientes. 

Como acredito que você está iniciando no marketing digital para o seu consultório, nas próximas páginas vamos dar um passo a passo das informações mais importantes e essenciais para começar os anúncios das redes sociais.  

Página 25 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 25: 
Construção de públicos

O primeiro passo para fazer anúncios que trazem pacientes vem bem antes da construção de públicos desta fase. Em qualquer que seja a estratégia de marketing, é preciso ter definido o público-alvo e as personas que você quer atender dentro do seu consultório. Isso precisa estar claro dentro da sua base. Porém, para começar a fazer anúncios este é o primeiro passo. 

No gerenciador de anúncios você consegue construir o público que você quiser, como quiser. Por interesse, cargo, faixa-etária, estado civil, escolaridade, comportamento, renda, pelo celular que está acessando, enfim. Não é à toa que os algoritmos do facebook/Insta ADS são utilizados em vários cenários e mercados. Aqui, a sua criatividade é o limite.  

Abaixo deixamos um vídeo que explica as diversas possibilidades de construção de públicos dentro do gerenciador de anúncios. Mas antes, entenda: além de construir os públicos é preciso validá-los. E como se valida um público? Simplesmente fazendo uma operação de anúncios e sentir os resultados. 

Nós, da KOP, operamos todas as nossas campanhas com sprints que validam anúncios e públicos. O que isso quer dizer? Significa que por mais orçamento que temos, a primeira etapa de qualquer anúncio é operar com uma verba menor e, assim que validado, aumentamos o orçamento e escalamos os anúncios. 

Se você entender esse processo, vai parar de perder dinheiro em anúncios desnecessários que não trazem resultados. 

Página 26 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 26: 
Objetivos de campanhas

Aqui está um dos maiores erros de campanhas digitais médicas para conquistar pacientes. Não fazer a segmentação correta do objetivo de campanha. O Facebook/Insta ADS te dá uma oportunidade incrível e certeira para você atingir os seus objetivos, mas quando você faz uma campanha você tem que saber exatamente o que você quer dela. Cadastros, visualização, agendamentos, engajamento, etc. etc. etc.  

E por que isso é tão importante? Porque os algoritmos da plataforma vão direcionar seu anúncio exatamente para as pessoas que têm aquele comportamento digital. É preciso entender que a complexidade do ser-humano também está no mundo digital, e existe um algoritmo para cada comportamento. 

E quais os comportamentos digitais? Tem aquelas pessoas que gostam de comentar nas publicações (envolvimento), pessoas que não interagem, mas acessam os sites para ver mais informações (tráfego), pessoas que costumam ver videos (visualização de vídeo), pessoas que se cadastram em sites (conversão), que se cadastram na plataforma (geração de cadastros), pessoas que compram (vendas), entre outros. 
 
Por isso, é sempre importante gerar diversas campanhas para diversos tipos de públicos. Além disso, existem estratégias de tráfego que são infalíveis para conquistar pacientes, como vocês vão ver na próxima página sobre pixels. 

Página 27 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 27: 
Anúncios 360°

Outro grande erro nos anúncios médicos de redes sociais é não deixar a tecnologia trabalhar para você por puro achismo ou associação. Muitas e muitas vezes acntece de você achar que o seu público está só no Instagram, por exemplo, e quando os anúncios começam a rodar você vê que o público do Facebook é o que mais interage. 

Essa é uma das grandes diferenças de usar o gerenciador de anúncios. O Facebook ADS permite você rodar o mesmo anúncio em diversas plataformas diferentes: instagram, facebook, watch, messenger, whatsapp, etc. 

Está no processo de você conseguir o anúncio perfeito, aquele que converte em paciente, validar as plataformas para rastrear onde o seu público está. Claro que, depois das ações iniciais, você analisa os dados para nas próximas ações indicar os anúncios nas plataformas que mais deram resultado.   

Página 27 - Como lotar uma agenda médica em apenas sete dias.

Fase 28: 
Pixels 

Pra começar a conversa, o que é pixel? Pixel é um código que rastreia ações importantes no seu site: visualizações de página, cliques em links de compra, cadastros, interações, etc. Ele precisa estar instalado em todas as suas campanhas (depois você vai entender) e também no seu site, para rastrear as ações feitas nele .

O pixel é como um robô inteligente que faz o trabalho para você. Ele conta todas as ações e armazena dados sobre as pessoas que as realizaram. Sabe quando você recebe aqueles anúncios que dizem “Vi que você entrou no meu site”, “Vi que você viu o meu vídeo”, “Vi que você está interessado neste produto”, entre tantos outros.. 

Tudo isso só é possível com o pixel corretamente instalado, mas não é só isso. Com o pixel você deixa a tecnologia fazer o trabalho para você, encontrando públicos semelhantes aqueles que interagem com as suas ações. 

Além disso, é a partir desses dados que você vai saber se uma campanha está dando certo ou não, identificar possíveis erros na estratégia e colher informações que serão úteis nas próximas campanhas.

Imagina fazer uma campanha só para quem clicou em comprar no seu e-commerce, mas não concluiu a ação? Pois é, só com as informações do pixel isso é possível. Sempre que fizer uma campanha lembre-se disso.

CONCLUSÃO

O ESTUDO DE MARKETING MÉDICO DO GRUPO KOP É BASEADO EM UMA OPERAÇÃO PRÁTICA DE CINCO ANOS EM MARKETING DIGITAL PARA MÉDICOS, CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS DE DIVERSAS ESPECIALIDADES DA ÁREA DA SAÚDE. OS CONSULTÓRIOS PARTICULARES ESTÃO CRESCENDO COM A QUEDA DOS PLANOS DE SAÚDE E AS DIFICULDADES DO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DE TODO O BRASIL, E ESTAMOS VIVENCIANDO ISSO NO COTIDIANO DA AGÊNCIA E APRESENTANDO AS OPORTUNIDADES AOS EMPREENDEDORES DA ÁREA DA SAÚDE.

 

ENTRETANTO, O QUE MAIS TRAZ RESULTADOS PARA QUALQUER CAMPANHA DE MARKETING NA ÁREA DA SAÚDE É O COMPORTAMENTO PEQUENO OU MÉDIO EMPREENDEDOR, QUE PRECISA ENTENDER AS NOVAS FORMAS DE CONQUISTAR E SE COMUNICAR COM OS PACIENTES. DA MESMA FORMA, OS MODELOS DE NEGÓCIOS DE CONSULTÓRIOS ANTIGOS PRECISAM SE ATUALIZAR PARA ATENDER A NOVA DEMANDA QUE ESTÁ SURGINDO EM TODO O BRASIL.


EXISTE UMA OPORTUNIDADE MUITO GRANDE PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO E PARA QUEM QUER SE REINVENTAR, QUER MUDAR, QUER CRESCER. TUDO ISSO É MUITO SIMPLES E RÁPIDO QUANDO VOCÊ ENTENDE TODO O PROCESSO. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, NOSSOS PARABÉNS POR BUSCAR ESTE CONHECIMENTO. É O PRIMEIRO PASSO PARA O SUCESSO.

PRESENTE: 
VOCÊ GANHOU R$297 PARA QUALQUER AÇÃO DE MARKETING DIGITAL

Você pode resgatar o valor de R$297 para qualquer ação com a Agência Médico, seja ela de sites, de Google ADS, de redes sociais ou SEO Médico. O seu presente é valido apenas até a contagem regressiva do relógio abaixo. Para tirar todas as suas dúvidas, solicite uma demonstração com um de nossos especialistas no WhatsApp. 
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