
Como fazer marketing digital para clínicas de estética?

O ponto importante aqui é que tudo isso representa uma mesma tendência, que é o aumento na busca por soluções voltadas para a aparência física das pessoas. Um empresário que sabe pescar uma oportunidade já vê tudo isso como “mercado estético”.
De fato, comprar um sabonete especial para a face pode ter tudo a ver com uma cirurgia de rejuvenescimento do rosto, não é mesmo? Sem dúvida, sobretudo quando queremos analisar o caso pela ótica dos negócios e do marketing digital.
Para que não haja dúvidas sobre essa tendência, há várias pesquisas que comprovam o que estamos dizendo aqui. O maior exemplo são os levantamentos da ABIHPEC, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
O dado mais impressionante de todos é que na última meia década, o mercado estético como um todo cresceu na casa de 567%, de modo que atualmente o Brasil é o quarto país no ranking mundial em consumo desse tipo de produtos e serviços.
Em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) outros levantamentos importantes foram feitos, como um que revela que os profissionais da área também cresceram, aumentando de 70 mil para quase 500 mil no mesmo período.
O que isso tudo quer dizer é que se trata de um crescimento sólido e sustentável, de tal modo que realmente as empresas da área precisam aprender a criar suas próprias oportunidades. Hoje o modo de fazer isso é o marketing digital.
De fato, se pesquisamos por algo como drenagem linfática no rosto, logo encontramos milhares de resultados, alguns deles com a geolocalização dos buscadores, que indicam as soluções mais próximas de nós, facilitando o consumo.
Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo alguns conceitos da esfera digital que podem ajudar uma clínica de estética a crescer nesse meio, além de dicas práticas que qualquer empresário ou gestor pode começar a executar hoje mesmo.
O mais bacana é que o universo de saúde, beleza e bem-estar é tão grande que qualquer empresa de segmentos ou nichos transversais também pode se beneficiar dessas dicas, como aquelas que montam stand promocional para promover as clínicas.
Sendo assim, se você atua nesse setor e quer começar a aproveitar melhor todas as oportunidades que estão ocorrendo neste exato momento, basta seguir adiante.
Marketing digital: o que é isso?
Nos últimos anos, tornou-se praticamente impossível abrir uma empresa ou navegar pela internet sem ouvir falar no marketing digital.
Isso não quer dizer que o marketing offline tenha morrido ou seja inútil. Ele continua presente em estratégias que vão desde panfletos, revistas e cartão de visita esteticista, até outdoors, busdoor, mobiliários urbanos e similares.
Mas, certamente, a esfera digital trouxe algumas oportunidades e vantagens incríveis. A maior delas é a facilidade de operar, já que o marketing digital é extremamente democrático. Antes só as grandes empresas tinham acesso, por exemplo, à televisão.
Hoje, um jovem pode fazer milhões de reais com um smartphone nas mãos. Por outro lado, essa facilidade também faz com que a concorrência aumente, daí a necessidade de aprender a fazer marketing digital, tal como estamos ensinando aqui.
Além da democratização do marketing, o universo digital trouxe um poder de segmentação que é incrível, permitindo que a empresa canalize seus esforços somente nos perfis de pessoas que realmente fazem parte do seu público-alvo.
O poder dos buscadores
Por falar em segmentação, os motores de busca que já mencionamos estão entre as melhores estratégias que uma clínica de estética pode assumir.
Os mais famosos no Brasil são o Google, o Bing, o Yahoo e o Ask, sendo que o maior deles é, não só aqui mas no mundo todo, o próprio Google.
A maneira como ele é capaz de segmentar anúncios é incrível, permitindo que qualquer um faça propagandas extremamente customizadas, optando pelo valor inicial, pelos dias e horários de exposição, e muito mais.
Por exemplo, as clínicas de emagrecimento podem segmentar o público que utiliza os buscadores logado, já que a plataforma tem o perfil de seus usuários de modo detalhado.
Além de idade, gênero, formação acadêmica e dados assim, é possível identificar as buscas que a pessoa mais faz, traçando seus interesses pessoais.
Tudo isso garante que a assertividade seja muito maior, de modo que a clínica não perca dinheiro pagando para aparecer para quem não tenha interesse.
Além disso, quem quiser começar sem nenhuma verba, pode iniciar por meio da otimização de conteúdos, que faz posicionamento sem custos, como ficará claro adiante.
Por dentro da otimização de sites
Se tem uma estratégia importante nos dias de hoje é a do marketing de conteúdo, que consiste em criar materiais originais e de qualidade que possam agregar valor à vida das pessoas.
O maior exemplo são os blogs, que trazem artigos que aos poucos vão educando o público e mostrando como aquela marca pode solucionar as dores dos indivíduos. É nesse momento que o SEO (Search Engine Optimization) atua.
Ou seja, a Otimização de Páginas para Motores de Busca, que permite fazer o posicionamento do blog da sua clínica nos buscadores, graças aos parâmetros que essas plataformas exigem e que o SEO se especializa em alcançar.
Hoje um formato que faz sucesso é algo do tipo “10 motivos para fazer tratamento para flacidez na barriga”, justamente porque ajuda as pessoas que estão pesquisando sobre o assunto.
Assim, os tipos de conteúdos que podem fazer sucesso são:
- Artigos e posts;
- Manuais;
- Checklists;
- Infográficos;
- E-books;
- Áudios e vídeos.
Enfim, o marketing de conteúdo tem a vantagem de fortalecer uma clínica de estética, ajudar enormemente na captação de leads e ainda favorecer o posicionamento no Google e nos demais motores de busca.
O importante aqui é, além de cumprir os parâmetros e algoritmos de SEO, realmente investir em qualidade, para se diferenciar dos demais.
Sendo assim, seja na hora de escrever um texto ou produzir áudios, imagens e vídeos, é preciso zelar pelo diferencial, pela criatividade e pela excelência.
O papel das redes sociais
Uma das vantagens de fazer SEO e de aprofundar-se no marketing de conteúdo é que depois disso, as grandes mídias sociais se tornam muito mais fáceis.
De fato, um artigo de blog pode dar material suficiente para toda uma campanha de postagens nas redes, já que ali a informação é muito mais dinâmica e condensada.
O grande segredo aqui é saber respeitar a proposta de cada plataforma, seja com foco em textos curtos ou mais longos, seja com a atenção na imagem ou no vídeo.
Se a rede é conhecida por suas lives, é preciso evoluir para conteúdos criados nesse formato, como modo de entregar algo de qualidade aos internautas.
Assim, uma agência de marketing que queira falar sobre grande painel de publicidade ainda pode convidar especialistas no assunto, fazendo parcerias que reforçam sua própria marca e junto praticando ou atendendo à proposta daquela mídia social.
Isso ajuda em outro ponto fundamental: nem todas as redes são importantes para todo mundo. Certamente, vai ter uma em que seu negócio terá mais sinergia, então se for o caso de otimizar o esforço, foque apenas nela.
Como e por que avaliar resultados?
Já falamos sobre a importância de você conhecer seu público e o relacionamento com o cliente, sobre as campanhas pagas, os conteúdos de qualidade, buscadores e mídias sociais, mas tem algo que completa tudo isso como algo básico.
Trata-se das métricas que vão ajudar o marketing digital a avaliar os resultados conseguidos, bem como os passos necessários para seguir adiante nas conquistas já feitas.
Um segredo aqui é fazer isso por meio dos KPIs (Key Performance Indicator), ou seja, os Indicadores-Chave de Performance.
Por exemplo, um blog de limpeza de pele profunda profissional precisa saber quantas pessoas estão entrando na página, quantas estão rejeitando (taxa bounce rate), se os links estão sendo clicados, convertendo e daí em diante.
Uma vantagem enorme é que hoje os buscadores e as mídias sociais emitem relatórios detalhados diariamente, a cada ação que for operada.
Assim você consegue ter os números de que precisa para alimentar os KPIs mais indispensáveis para o seu negócio, fechando a estratégia de avaliação constante como um círculo virtuoso.
Também aqui surge o horizonte de vislumbrar cenários possíveis, como modo de afirmar ou reformar alguns pontos estratégicos que talvez não estejam indo tão bem.
Considerações finais
Tudo o que dissemos deixou claro como o mercado estético e de saúde, beleza e bem-estar tem crescido no Brasil, trazendo diversas oportunidades para quem é da área.
Para isso, é preciso que a clínica de estética saiba aplicar o marketing digital dentro de suas melhores estratégias, cumprindo com a lógica e a demanda de cada plataforma.
Finalmente, com os conceitos fundamentais e os conselhos práticos que demos acima, sua clínica vai poder fazer isso de modo extremamente seguro, sólido e sustentável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO NAS REDES!
QUERO TER MAIS PACIENTES NO MEU CONSULTÓRIO
CONFIRA MAIS POSTS DA KOP MÉDICO